Menu

Pesquisar este blog

Destaques

Dica de fotografia - O Fundo desfocado - Depth of field

22 de novembro de 2016


Yeah leitoras, tudo bem ?

Hoje vamos falar um pouco sobre fotografia e um assunto muito abordado (se não o maior) é o "famosão fundo desfocado" (Depth of Field).

Na Fotografia ele é o responsável por aplicar aquele efeito "Cool" colocando o assunto principal da foto em FOCO e deixando sua foto com aquela "cara de profissá" que todo mundo adora!!!
                                              
(vai pode confessar, você gosta!)

Claro que para isto acontecer precisamos entender um pouco da mecânica por trás do click, mas calma isto é bem simples.

Vejam na imagem abaixo o entendimento de toda essa mecânica.

Observem o {f/...} chamamos de diafragma ele representa o diâmetro da abertura óptica da lente, ele é o responsável por controlar a entrada de luz na câmera (imaginem uma cortina controlando o acesso de luz na sua sala ou quarto) quanto maior for abertura, maior é a quantidade de luz que entra em sua câmera e menor nossa profundidade de campo.  
Ao lado do {f/} temos uma escala numérica chamados de STOP. - {f/stop} Ela é a relação em escala entre a distancia focal e a abertura do diafragma (mas este é um assunto mais técnico para um outra hora).

ENTÃO RESUMÃO PRÁTICO!!!
Quanto maior for abertura do diafragma {F/stop} menor nossa profundidade de campo 
e maior será o nosso desfoque.

Espero ter ajudado! 
Desejo a todas ótimos cliques e com o fundo desfocado !!!

Se tiver alguma pergunta ou dúvida, deixe aqui nos comentários, vamos bater um papo! 

53 comentários:

  1. Muito bacana o post e oportuno. Não sei se eu consigo aplicar mas achei bem legal você abordar o tema, já que fotografamos 90% do que fazemos, né.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa dica, pois é um dos efeitos que mais adoro.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto mesmo, acho lindo!
    Estou usando o app Air brush pro celular!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica! Já estou colocando em prática! Acho lindo clicks com fundo desfocado.

    ResponderExcluir
  5. Acho muito legal esse efeito na foto! Pena que não tenho uma câmera profissa pra tentar :/

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa enquanto voçê pode aproveitar alguns Apps que faz esse efeito muito parecido.

      Excluir
  6. Uma ótima dica!Adorei o seu post, parabéns !!

    ResponderExcluir
  7. Acho demais essas dicas!! Preciso de uma câmera profissional..

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Rafa, adorei a dica. As vezes conseguia o efeito, mas nem sabia porque, nem como.
    besitos

    www.blogmeamarro.com

    ResponderExcluir
  9. Amei essa dica! Adoro fotos com fundo desfocado mas nunca entrndi como isso funcionava, vou tentar aplicar essas suas dicas. Obrigada pelo post, você explica muito bem. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que dica maravilhosa!Vai me ajudar mt nas minhas fotos. Bjs flor.

    ResponderExcluir
  11. OI!
    AMEI SUAS DICA DE FOTOGRAFIA :D
    São maravilhosas, vou coloca-las em pratica.
    bjo

    ResponderExcluir
  12. Ual, adorei as dicas, eu amo uma foto com o fundo desfocado. Agora vou tentar por em pratica!

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma máquina semi profissional, sei que tem algumas dessas coisas mas confesso que até hoje não aprendi a lidar com ela, preciso tirar um tempinho pra aprender e fazer fotos melhores ... amei as dicas!
    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai bora mexer na cam e tirar o melhor dela, sucesso!

      Excluir
  14. Muito legal as dicas. Estou usando a lente que veio com a minha câmera e da para desfocar um pouco o fundo, mas já quero comprar outras com maior abertura de diafragma. Pois deixa um efeito bem legal no vídeo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma "cinquentinha" 50mm 1.8 é uma ótima opção custo beneficio, certeza que vai render ótimos cliques!!!

      Excluir
  15. Muuuito show essas dicas 👏 ameeei vou tentar fazer!! Bju 😘

    ResponderExcluir
  16. Muuuito show essas dicas, ameeei😍👏 vou tentar fazer!! Bju 😘

    ResponderExcluir
  17. Amo foto!Mas fotografar é uma arte mesmo,lindo dom,suas fotos são um SONHO Rafa.Sempre temos algo a aprender,graças a Deus,obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  18. Preciso de uma lente 50mm a minha do kit não tem uma abertura boa pra desfocar assim :(
    Adorei o post super esclarecedor!
    Beijinhos:*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que tenha curtido o post! e com certeza uma "50tinha" vai dar um UP nas suas fotos!

      Excluir
  19. Muito legal a dica.
    Vou estudar mais sobre o assunto, gosto desse efeito.
    Bjão

    ResponderExcluir
  20. Super interessante, acho o mundo da fotografia incrível.
    Achei bem legal sua explicação, bjs

    ResponderExcluir
  21. Sempre quis tirar fotos assim , amei as dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho esse efeito maravilhoso, deixa um ar bem profissional nas fotos mesmo.
    Adorei a sua dica e muito obrigada, agora vou fazer o teste hehe
    Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
  23. Adoreiii a dica adoro fotografias,Ajuda muitoooo

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro esse efeito, tenho uma leite especial que deixa a foto assim sem esforço!
    Beijinhos Fê
    www.bloglovers.com.br

    ResponderExcluir
  25. Adorei essa dica. Gosto de usar esse efeito, mas sempre ia na sorte, pois não sabia a técnica.
    Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir

Curtiu !!! Deixa seu comentário !!!

 

Imagem Bem vindos

Imagem Bem vindos

QUEM ESCREVE

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras ac hendrerit quam, vitae condimentum ipsum. Aenean feugiat blandit ornare. Sed dictum pulvinar eros vitae vulputate. Mauris vulputate tortor sed risus commodo luctus. Maecenas sagittis dui vel tincidunt efficitur. Curabitur metus metus, sollicitudin id vestibulum porta, tristique id nunc. Maecenas venenatis malesuada tincidunt. Ut dictum elementum nibh et dignissim. Quisque accumsan sed neque mattis vehicula. Nulla aliquet ipsum vitae molestie vestibulum. Donec ultrices dui iaculis ullamcorper egestas.


Rafa Minakawa Desenvolvido por OnzeWeb.